• Horario de Funcionamento:
    Seg-Sex das 8h as 18h // Sab das 8h a 13h
  • Atendimento:
    (96) 3217-1961 / 3217-1962
  • Whatsapp
    99107-0654 / 99114-5792

Grupo Penante Aço Norte Nossa História

Como tudo começou

Localizada no extremo norte do Brasil, especializada em ferro e aço para os mais diversos propósitos, para construção civil, serralheria, metalurgia, construção naval, fachadas, dispomos de materiais em inox, e acessório para acabamentos, fabricamos colunas ,telas, estribos, telhas trapezoidais e onduladas, se tiver um produto que o cliente não encontrou nos procurem pois teremos o maior prazer em encontrar pra você. O que nos faz diferente e ter foco no que fazemos, temos experiência e conhecemos desse negocio, Temos uma equipe treinada e qualificada para atender nossos clientes nas mais diversas áreas de atuação.

Mas essa história de empeendimento começou há muito tempo atrás, quando tudo era apenas um sonho que teve seus fundadores o Sr. Marivaldo Lopes e Sra Maria Marta Penante. E trabalharam duro para vencer os desafios em nosso país.

Nossa história começa com a matriarca da família, dona Maria José Soares Vieira Lopes, descendentes de povos indígenas e portugueses, veio morar em Macapá para trabalhar e aqui fez muitas amizades importantes. Católica fervorosa e devota de Nossa Senhora de Nazaré, acompanhava todos os anos as procissões da Santa. Seu filho do meio, Marivaldo Vieira Lopes casado com dona Maria Marta Penante dos Santos Lopes, veio de Belém em busca de oportunidades; começou em Macapá sendo jogador de futebol no time do Oratório - jogava na posição de meio campista (armador). Mais conhecido por seus amigos e compatriotas como “parazinho”, já tinha jogado futebol nos times da TUNA LUZA e REMO em Belém do Pará, e acabou criando raízes nesta terra. Neste mesmo período houve um concurso para a admissão na então SENAVA – Secretaria de Navegação do Estado do Amapá (atualmente Marinha Mercante do Estado do Amapá), neste momento o governador do Estado era o Almirante Reformado da Marinha do Brasil, comandante Aníbal Barcellos, que foi considerado um dos melhores governadores de sua época.

Com essa oportunidade em mãos seu Parazinho prestou o concurso e se tornou marinheiro da Marinha Mercante do Brasil, trabalhando nos navios COMANDATE HIDALINO, PEDRO CIABRA E COMANDANTE SOLON. Ao mesmo tempo, seu Marivaldo começou junto com sua esposa uma sociedade empresarial e assim iniciaram um pequeno comércio de horti-fruti, ervas e camarões, porem esse negócio não prosperou porque no transporte de produtos para Macapá ocorriam muitas perdas devido à ausência de câmaras frias nos navios que traziam as mercadorias.

Assim, dona Maria Marta e seu Marivaldo, resolveram mudar de ramo. Com um cheque emprestado de sua irmã para comprar produtos de ferro e aço em uma empresa em Belém começaram um novo negócio. Inicialmente as cargas vinham de navio, que tinha um frete mais barato, e desembarcavam no porto de SANTANA. Ali contratava-se um caminhão e estivadores para levar esse material a pequena loja localizada na AV. Cora de Carvalho, no Bairro Santa Rita. Esta primeira loja chamou-se FERRAGEM SÃO MIGUEL, porem este nome mudou, para FERRAGEM SANTA MARTA porque havia uma empresa de material de construção instalada na Av. Padre Júlio com esse nome.

Todas as vezes que o senhor Marivaldo ia buscar as mercadorias no navio levava consigo seu filho mais velho, o garoto Mychael, que tinha na época aproximadamente 10 anos de idade e sempre o acompanhava em sua aventura de transportar o material até a loja. O sucesso desta pequena loja de ferro e aço possibilitou a família adquirir um imóvel na Avenida Henrique Galúcio onde construíram a residência da família no andar superior e uma loja maior em baixo, mais bonita e confortável. Mais uma vez veio a mudança nome, passando a se chamar M. M. PENANTE DOS SANTOS – ME, mais conhecida como “M. M. PENANTE”. Nesta época o garoto Mychael, estava entrando na Escola Comercial do Amapá – CCA (atualmente Escola Gabriel de Almeida Café) no curso de Administração Técnico.

A M. M. PENANTE, continuou atuante no mercado e a família trabalhando duro para vencerem os desafios impostos pelo crescimento da empresa. Por volta do ano de 2000 o garoto Mychael, já havia se formado como Técnico em Administração e entrou atuante nos negócios da família, investiu em publicidade na televisão e no rádio fazendo com que a empresa M. M. PENANTE ficasse conhecida como M. M. PENANTE – FERRRO E AÇO em todo o estado do Amapá. A empresa cresceu ainda mais e em 2003 abriu uma unidade com o nome de “PARÁ FERROS” no bairro São Lázaro, e Julião Ramos.

No ano de 2004, mudanças nas políticas econômicas nos governos federais e estaduais obrigaram muitas empresas a se reestruturarem. O aumento da carga tributária e muitos investimentos imobilizados fizeram com que a empresa enfrentasse sérias dificuldades financeiras. Foi neste momento também que o senhor Marivaldo e dona Marta se separaram, dividindo a empresa em duas partes: dona Marta ficou com a empresa M. M. PENANTE e PARÁ FERROS, e seu Marivaldo ficou com a empresa que havia sido criada recentemente a AÇO CORTE E DOBRAS DO AMAPÁ. Seu Marivaldo seguiu à frente da empresa AÇO CORTE E DOBRAS DO AMAPÃ.

Sob administrada pelo agora rapaz Sr. Mychael. Esta empresa se expandiuEm 2005 as empresas que ficaram sob sua responsabilidade e de sua mãe começaram sua caminhada independente, o rapaz se tornou um homem e concluíra o curso superior de bacharel em Contabilidade. Com seu conhecimento e experiência foi ajustando as contas e gradativamente foi recuperando a credibilidade das empresas junto aos fornecedores e instituições bancarias, além de investir em uma pequena indústria. Também, em uma grande jogada de marketing, criou a PENANTE AÇO NORTE, originaria da fusão das empresas M. M. PENANTE e PARÁ FERROS.

Em 2006 a empresa ampliou sua indústria tornando um polo logístico onde reuniria, indústria; logística de entrega; fabrica de planos; armazém; fabrica de ampliados ca50 e ca60; unidade de metálicos e bloco administrativo, localizada na rodovia AP20 KM9 linha G, esse empreendimento deu a empresa, muito mais controle, versatilidade, organização do grupo trazendo assim uma energia renovadora para eficiência da empresa. Tal empreendimento continua em expansão e aprimoramento dia a pois dia. Em 2010 a empresa investiu em um software para gestão e em capacitação e treinamento de seus colaborados uma ação que e constante nas rotinas operacionais.

De 2010 até os dias atuais a empresa investe constantemente na qualidade de seus produtos, em tecnologia de gestão, infraestrutura, logística e qualificação das pessoas, tornando-se cada dia mais eficiente, mais humanizada e mais solidaria com seu colaboradores e com a sociedade, contribuindo ainda mais ainda para o desenvolvimento do estado do Amapá.

Um pouco mais

Nos dias atuais

O Grupo Penate Aço Norte está entre as maiores distribuidoras do norte, e tem presença destacada nos setores de aços longos e planos, com capacidade de distribuição anual de 12 mil toneladas. Tem como objetivo ser uma empresa com atuação nacional, posicionada entre as três maiores em distribuição de aço da Região Norte até 2030.

Sua política de venda conta com um leque amplo de produtos e serviços, concebida de forma a satisfazer as necessidades de seus clientes e buscar padrões de eficiência que permitam assegurar a solidez, prosperidade e um preço baixo.

O desempenho do Grupo Penate Aço Norte é garantido pela busca incansável por procedimentos que apliquem, com objetividade, a qualidade total. A participação de todos os funcionários para a elaboração e implantação desse sistema, garante o sucesso do modelo, além de criar condições para que os colaboradores, no exercício de suas funções, se realizem como profissionais, mantendo consistente a política do bom atendimento.

Na área de logística, o Grupo Penate Aço Norte é provedor de soluções integradas e personalizadas, orientadas para a criação de valor para seus clientes. Possui um reconhecido conhecimento técnico em operações logísticas, suportadas pelo uso de tecnologia de ponta.



Reciclagem de ferro e aço

Pensando no meio ambiente, o Grupo Penante Aço Norte criou um setor para reciclar todo material descartado de ferro e aço.


Veja mais